DOR NAS COSTAS → Somente os Melhores Tratamentos!

Dor nas costas – Causas, tratamentos e quando se consultar

Com o avanço da idade começam a surgir problemas que não eram nem mesmo um incomodo. Atualmente uma das maiores reclamações em termos clínicos é dor nas costas, sobretudo em pessoas com a idade mais avançada.

Coluna travada

Apesar de não ser levada muito a sério a dor nas costas pode ter inúmeros significados, causas e consequências para a saúde e o bem estar.

A dor nas costas impossibilita, não apenas que se desfrute de momentos de relaxamento ou que se mantenha o foco no trabalho, mas todo um conjunto de atividades que tem de ser paradas por conta de tal problema. Caso verifique-se a presença de quaisquer tipos de dores nas costas não hesite em busca a ajuda profissional de um corpo de saúde qualificado.

dor nas costas em mulheres

Latejamento na lombar

Caso contrário aquilo que era apenas uma dor desconfortável e de incidência esporádica pode vir a se tornar uma verdadeira perturbação nas atividades rotineiras e de lazer e até mesmo causar invalidez em alguns casos graves.

Causas da dor nas costas

A dor que pode acometer a todos em qualquer fase da vida também pode ser oriundas das mais diversas atividades e hábitos. Além disso, há também a influência do fator genético quando se trata do desenvolvimento de dores na coluna e nervos associados as vértebras colunares.

São muito variadas as causas da dores nas costas, essas podem ser:

Envelhecimento

IdososO envelhecimento pode ser visto por muitos como um vilão quando se trata de saúde. A idade traz junto consigo a necessidade de cuidados especiais, principalmente quando se tem uma juventude descuidada. E esse é mesmo um problema que não é tão simples de ser resolvido, não tem como escapar da idade.

Boa parte das dores sentidas na velhice são decorrentes de um enfraquecimento na musculatura lombar. O sistema muscular é responsável por sustentar o sistema esquelético. Com o aumento da idade, diminuição da síntese hormonal e sedentarismo a coluna vertebral responde a altura, deixando seus nervos mais soltos e provocando um aumento exponencial das dores.


Sedentarismo

O sedentarismo traz junto a ele diversos problemas relacionados ao funcionamento correto do organismo. Em especial os jovens, que são as pessoas que mais vem sendo afetadas pelo sedentarismo, que não vem a afetar apenas a sua postura, mas também é um problema que acada agredindo muito a saúde da pessoa.

Sedentarismo

Muitas vezes, o sedentário é acima do peso e tem a musculatura fraca pela falta de pratica esportiva. Isso acarreta diversos problemas relacionados à coluna, podendo causar escolioses e fortes pressões no nervo ciático.


Má postura

Não alinhar a postura da forma, ao longo dos anos, pode levar a fortes dores nas costas, isso por que o ato de entortar a coluna muda o posicionamento dos nervos vertebrais, contraindo-os e prensando-os. E atualmente esse vem sendo um dos principais causadores dessas dores, que afeta principalmente as crianças e os idosos.

Histórico de lesões nos músculos e ossos das costas

Procure tratamento
Em muitos casos uma lesão mal curada pode levar a muita dor de cabeça no futuro. Tanto no sistema ósseo como no muscular é importante que se tomem as precauções adequadas para uma boa recuperação, haja vista que dores podem tornar-se crônicas e gerarem outras lesões.

Como identificar um dor nas costas

Nem sempre as dores são causadas por um único motivo, para falar a verdade são muitas as coisas que podem fazer com que possam acabar tendo essas dores. As dores na coluna são causadas principalmente por dois fatores: falta de alinhamento entre esqueleto e músculos e sobrecarga do sistema muscular ou esquelético.

Dor nas costas identificação

Posição ao dormir

As dores podem se diferenciar entre dores na musculatura lombar ou dorsal. Dores na dorsal são muito decorrentes da pratica esportiva e não trazem preocupação, pois são geradas por um movimento natural do corpo que faz com o ácido lático acumule-se na musculatura, dando estímulos para o crescimento da mesma.

O mesmo se aplica para dores lombares, aquela região muscular que se localiza-se na parte inferior da coluna. Ela é causada muitas vezes pela sobrecarga gerada por carregar grandes quantidades de peso e pela própria pratica esportiva.

Dores na coluna vertebral podem ter como causa uma sobrecarga, falta de alinhamento, dormir de maneira errada e o pouco fortalecimento da região lombar. Caso a região lombar for muito forçada estando pouco fortalecida ela pode prensar o nervo ciático e causar grandes transtornos, com o tratamento durando meses.

Fatores de Risco

dor nas costas fatoresAssim como todos sabem, as dores nas costas são problemas cada vez mais comuns, e cada um deles acontece por algum motivo, tendo assim muitas causas para ele, assim como da mesma maneira para cada tipo de dor existe um tratamento.

Sendo dessa maneira ele possui alguns fatores de risco, problemas que podem acabar se agravando ainda mais caso não venha a ser tratado. Riscos muito graves, que podem agravar ainda mais o quadro do paciente que podem acabar necessitando de tratamentos mais específicos.

Assim como o caso de pessoas com problemas na espinha vertebral inchada, que em casos mais graves acabam necessitando de cirurgias, pois ao inflamarem demais acabam prejudicando mais sendo necessário uma cirurgia para o tratamento.

Como aliviar a dor nas costas?

Como já descrito, a maioria das dores nas costas tem como origem uma inflamação de uma região nervosa ou muscular. O alivio de dores antes de uma consulta médica adequada pode ser feita através de analgésicos e principalmente anti inflamatórios adequados para tratar dores nervosas ou musculares.

Tratamentos

Vale ainda utilizar-se de massagens localizadas e compressas de água quente para aliviar a dor local. Caso a dor for decorrente de algum trauma utilize-se de uma compressa de gelo.

Quando ir no medico

Caso a dor não cessar ou for decorrente de algum trauma é essencial a ida no médico, tendo em vista que dores mal tratadas podem tornar-se crônicas. De início pode vir a parecer uma simples dor, e isso não é razão para já ir até um hospital, mas é muito importante que passem a se cuidar, fazer o uso de algum medicamento para ver se aliviam um pouco essas dores.

dor nas costas consulta

Caso as suas dores insistam em permanecer, já é um sinal para que passem a tomar mais cuidado com isso, e se mesmo assim persistirem as dores, é o momento exato para que procurem um médico para que assim possam ser avaliados, onde dessa maneira vão poder descobrir qual o motivo pelo qual tiveram essas dores, e assim poder realizar um tratamento para as aliviar.

Cirurgia na Coluna

Em casos mais graves é necessário que seja feito uma cirurgia para acabar com as dores, em especial as na coluna, assim como os exemplos que podem ser vistos logo abaixo:

Descompressão Lombar

O objetivo de uma cirurgia de descompressão é, geralmente, para aliviar a dor causada pela raiz nervosa beliscar. Existem duas causas comuns de raiz nervosa lombar pressão: de um lombar, hérnia de disco ou estenose espinal lombar.


Fusão Lombar

O objetivo de uma fusão lombar é parar a dor em um doloroso movimento segmento na parte inferior das costas. Mais comumente, este tipo de cirurgia é realizada por dor e incapacidade causada por lombar degenerativa de disco ou uma espondilolistese.


Cirurgia Da Coluna Lombar

Há também muitas abordagens cirúrgicas para a realização de fusão vertebral, tais como ALIF, PLIF, XLIF, TLIF, posterolateral calha de fusão, anterior/posterior fusão, e certas abordagens minimamente invasivas.

Como evitar

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para a prevenção da dor nas costas é levantar-se e entrar em movimento. Porque existem exercícios de prevenir a dor nas costas. Se você não está em boa forma, você é mais provável a se ferir e sentir dor quando você fizer mesmo os movimentos mais simples, como levantamento de seu filho a partir de seu berço.

Outra razão do exercício previne dor nas costas é que o exercício ajuda a manter o seu peso para baixo, o excesso de peso, especialmente em torno de seu estômago, pode aumentar a pressão sobre as costas.

Comer direito

Se você manter bons hábitos alimentares, você não só vai manter um peso saudável, mas você também não vai colocar tensão desnecessária sobre o seu corpo. Uma dieta constante de excessivamente picante ou fast-food pode sobrecarregar o seu sistema nervoso, que vai criar problemas nas costas, ela acrescenta.

Dor nas costas saudável

Por outro lado, uma dieta saudável de frutas e legumes frescos, carnes magras, laticínios e grãos integrais irá manter o seu sistema digestivo em pista. Se o seu intestino está funcionando e funcionando corretamente, o que irá manter a sua coluna, porque o seu interior e o seu exterior se relacionar com o outro. Eu descobri que muitas pessoas que vêm reclamando de dor lombar também têm irritado os intestinos.


Manter a postura correta

As pessoas sentadas ao seu computador, por sete ou oito horas por dia é manter-me no negócio. As pessoas desleixo sobre seus computadores e seus telefones quando eles são mensagens de texto, e eles não percebem o dano que eles estão fazendo em suas costas e a dor que pode estar causando.

Dor nas costas correta

Certifique-se de trabalhar em uma estação de trabalho ergonomicamente correto, tanto no escritório como em casa, e quebrar longos períodos em frente ao computador, com exercícios de alongamento. Se você pratique uma boa postura, você vai manter as curvas naturais de sua volta e ajudar a mantê-lo forte.

Conclusão

Assim esperamos que possam ter entendido tudo em relação a esse assunto para que dessa maneira possam saber o que deve ser feito para poderem evitar esse problema, e tomar mais cuidado para que não acebem vindo a sofrer com esse problema que vem assolando muitas pessoas nos dias de hoje. Mas caso alguma dúvida em relação a esse assunto possa ter ficado apenas pedimos para que deixem suas perguntas nos comentários onde responderemos o mais rápido possível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (589 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

32 Comments

  1. Manolo Reis
  2. Diego Freitas
  3. Victor Rosa
  4. fernanda
  5. joana
  6. Mariano Silva
  7. Lourenço Perez
  8. Romano
  9. Letícia
  10. Tayna Souza
  11. Gabriela Naibara
  12. Gabriel Cardoso
  13. Carlos Santana
  14. Thereza Aparecida
  15. Dominique
  16. Mateus Peres
  17. Manoel Rosa
  18. Fabrícia Souza
  19. Juliana Gomes
  20. Mariana Dias
  21. Fatima
  22. Milena
  23. Cássio Jesus
  24. Rangel
  25. Patricia
  26. Waniele
  27. Willian
  28. Belamy Ruiz
  29. Thelorios
  30. Valentina
  31. Otávia
  32. Lincoln

Leave a Reply